CURSOS/AGENDA

SEMINÁRIO TEOLOGICO NAZARENO BRASILEIRO – GDM

DISCIPLINAS
DESCRIÇÃO
Antigo Testamento I Compreende o estudo introdutório dos aspectos históricos, literários e teológicos do Pentateuco, Livros Históricos e Livros Sapienciais.
Antigo Testamento II Compreende o estudo introdutório dos aspectos históricos, literários e teológicos dos Livros Proféticos.
Novo Testamento I Compreende o estudo introdutório dos aspectos históricos, literários e teológicos dos Evangelhos e Atos dos Apóstolos.
Novo Testamento II Compreende o estudo introdutório dos aspectos históricos, literários e teológicos das Epístolas Paulinas, Gerais, Joaninas e do Apocalipse.
Formação Espiritual Compreende o estudo da formação espiritual desde a perspectiva wesleyana enfocando o uso das disciplinas espirituais pessoais e grupais, assim como a participação nos meios da graça que impulsionam ao serviço cristão.
Hermenêutica Bíblica Compreende o estudo da história, princípios e métodos de interpretação bíblica, considera especialmente a relação do intérprete diante do texto bíblico e suas implicações para uma tarefa hermenêutica contextualizada.
Teologia Sistemática I Compreende o estudo introdutório da teologia arminio-wesleyana, clássica e contemporânea sobre a teologia mesmo, a revelação de Deus especialmente por meio das Escrituras, a doutrina de Deus em relação consigo mesmo e com a humanidade que ele criou.
Teologia Sistemática II Compreende o estudo introdutório da teologia arminio-wesleyana clássica e contemporânea sobre a doutrina do pecado, da cristologia, da salvação e da pneumatologia.
Teologia Sistemática III Compreende o estudo introdutório da teologia arminio-wesleyana clássica e contemporânea sobre as doutrinas da eclesiologia, o ministério cristão, a ética e a escatologia.
Doutrina de Santidade I Compreende o estudo das bases bíblicas e teológicas da graça de Deus manifestada na salvação total do ser humano com ênfase especial na doutrina wesleyana da inteira santificação e sua aplicação ao ser e atuar da igreja.
Bases Bíblicas e Wesleyanas da Adoração Compreende o estudo dos fundamentos bíblicos, teológicos e culturais da adoração a partir de uma perspectiva wesleyana e suas implicações para a igreja atual.
Administração e Liderança Cristã Compreende o estudo dos princípios e habilidades básicas da administração e liderança no marco do ministério cristão e em função do cumprimento da missão da igreja.
Organização e Política da Igreja do Nazareno Compreende o estudo da organização e política da igreja do Nazareno em seus níveis local, distrital e regional e geral, tal como se apresentam no Manual (vigente) da igreja.
Ética Ministerial Compreende o estudo da ética do ministro em seus aspectos bíblicos, teológicos e contextuais. Inclui uma derivação especial orientada ao estudo de casos referidos ao exercício profissional do ministro.
Desenvolvimento Integral da Igreja Compreende o estudo do desenvolvimento integral da igreja como um organismo saudável e suas implicações para o cumprimento de sua missão à luz da Palavra de Deus.
Homilética I Compreende o estudo introdutório à arte da oratória sacra, tomando em conta os seguintes aspectos: os fundamentos teológicos da pregação cristã, as características do mensageiro, o processo de estruturação e planificação da mensagem e a importância da pregação com ato comunicativo.
Educação Cristã I Compreende o estudo dos fundamentos bíblicos, teológicos, históricos e pedagógicos do ministério educativo da igreja, com o propósito de definir seu marco filosófico. Ademais, inclui algumas derivações contextuais à tarefa docente da igreja na realidade contemporânea.
Educação Cristã II Compreende o estudo dos métodos e técnicas do ensino aplicados à tarefa educativa da igreja, na função dos grupos meta nos quais trabalha e por meios de seus diferentes ministérios.
Psicologia do Desenvolvimento Humano Compreende o estudo das diferentes etapas do desenvolvimento da pessoa (áreas: física, psicológica, intelectual, moral, entre outras), dando atenção especial às implicações que estas etapas tem para a implementação de um ministério cristão eficiente.
Cuidado e Assessoramento Pastoral Compreende o estudo do cuidado e assessoramento pastoral em suas dimensões bíblica, teológica, psicoterapêutica e prática, orientadas à saúde integral e ao desenvolvimento das pessoas e da congregação.
História Eclesiástica I Compreende o estudo do desenvolvimento da igreja cristã a partir de sua fundação até o período prévio à Reforma Protestante.
História Eclesiástica II Compreende o estudo do desenvolvimento da igreja cristã a partir da Reforma Protestante até o meio do século XX.
História da Igreja do Nazareno Compreende o estudo da origem e desenvolvimento da Igreja do Nazareno, especialmente em sua etapa formativa, provendo as orientações básicas para que o aluno analise e avance da mesma em seu próprio contexto.
Introdução à Sociologia Compreende o estudo dos fundamentos teórico e metodológico da analise social como instrumentos para o estudo da realidade da igreja em seu contexto.
Comunicação Escrita Compreende o estudo das ferramentas básicas do idioma (gramática, redação), para o uso apropriado destas na comunicação escrita, por parte do aluno durante a sua etapa formativa e no exercício do ministério.
Seitas e Novos Movimentos Religiosos Compreende o estudo das seitas e novos movimentos religiosos que tem mais relevância no contexto atual e seus desafios para o ministério da igreja cristã.
Identidade Nazarena Compreende o estudo das características distintivas que configuram a identidade da Igreja do Nazareno como denominação evangélica em seu contexto contemporâneo.
Bases Bíblicas e Teológicas da Família Compreende o estudo das bases bíblicas e teológicas da família com ênfase especial no tratamento da família do ministro.
Introdução à Missão Urbana Compreende o estudo introdutório da cidade a partir de uma perspectiva bíblica, teológica, sócio-antropologica, e seus desafios para o ministério da igreja no contexto urbano.
Introdução à Missiologia Compreende o estudo introdutório às bases bíblicas, teológicas, históricas e contextuais da missão e sua conexão com a vida da igreja em sua projeção ao mundo.

Copyright © 2008 | todos os direitos reservados.