MNI – MISSÕES NAZARENAS INTERNACIONAIS

Missionária Ivanilzes Carnaúba, do Distrito NE Central, é enviada para Cabo Verde, na África em 03/01/2010.

Cabo Verde

Uma nação pronta para divulgar o Evangelho


“Portanto ide fazei discípulos em todas as nações, batizando-as em nome do pai, do Filho e do Espírito Santo...
Pois como ouvirão se não há quem pregue?
Mateus 28.19-20 e Romanos 10.14

O arquipélago de Cabo Verde extende-se por uma área de 1,557 milhas quadradas (4,033 km2) e se localiza a 382 milhas (620 km) da costa oeste da África (Senegal). Sua formação é vulcânica e caracteriza-se por ter um clima árido.

HISTÓRIA

Cabo Verde era inabitado até a vinda dos portugueses. Em 1460 os navegadores portugueses Diogo Gomes e Antônio de Noli visitaram Cabo Verde e deram o nome de Maio e São Tiago para as ilhas. Em 1462 fundaram a cidade de Ribeira Grande. Esta cidade se desenvolveu através do comércio de escravos. A cidade sofreu vários ataques sucessivos de piratas (1541), ingleses (1592) e franceses em (1712). Neste último, a cidade foi abandonada. O declínio do comércio de escravos a partir de 1876 (além da seca, fome e corrupção), acabou por comprometer o desenvolvimento das ilhas.
A partir do final do século 19, um novo surto de desenvolvimento econômico ocorreu em Cabo Verde. Sua localização geográfica entre a Europa, América do Sul e Sul da África, ou seja, entre as principais rotas de comércio do Atlântico Sul; favoreceu seu desenvolvimento como a implantação de uma estação de cabos submarinos em Mindelo. Porém, entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial houve um acentuado declínio do comércio marítimo. Após a Segunda Grande Guerra a prosperidade voltou a Cabo Verde.
Em 1951, a colônia portuguesa foi elevada a província do além mar. Em 1961 os habitantes das ilhas obtiveram o status de cidadãos portugueses. Apesar deste progresso, ocorreu um expressivo movimento de independência liderado pelo Partido Africano para a Independência da Guiné Bissau e Cabo Verde (PAIGC). Cabo Verde se tornou uma república independente em 1975 e seu primeiro presidente foi Aristides Pereira. O PAIGC de Cabo Verde tornou-se um outro partido chamado Partido Africano para a Independência de Cabo Verde (PAICV) em 1981. A constituição aprovada pela Assembléia Nacional em 1981 formalizou a separação entre Cabo Verde e Guiné Bissau. A primeira eleição legislativa ocorreu em dezembro de 1995, baseada na constituição de 1992. Em fevereiro de 1996 Antonio Mascarenhas Monteiro foi eleito presidente.

“Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a todas as nações” Mc 15.16


DADOS GERAIS

O nome oficial de Cabo verde é República de Cabo Verde. A população de Cabo Verde é de aproximadamente 450.000 habitantes. Repartidos pelas dez ilhas que formam o arquipelago. Sendo as ilhas de são vicente, santiago e Santo Antão as de maior destaque.
A língua oficial é o Português e a nacional é o Crioulo.
A cidade de Praia é a capital, a moeda é o Escudo caboverdiano.
A economia tem como base a agrigultura e a pesca. O turismo também é de grande importancia para a nação.
Possui uma miscelania cultural, mistura essa que é visivel não só na cor da pele, mas também nos trajes, na culinária, sotaques e no modo de vida alegre da população. 70% são de mestiços, 28% de negros e apenas 2% de brancos. A religião predominante é o catolicismo.
É uma nação pronta para divulgação do Evangelho de Cristo.

JUSTIFICATIVA

A nação de Cabo Verde está pronta para receber mais do Evangelho de Cristo. Suas necessidades sociais e espirituais se constituem em ricas oportunidades para a comunicação do Evangelho integral que visa transformar o homem em sua totalidade.
Desejamos aproveitar esta abertura e, em nosso tempo de férias, contribuir para o desenvolvimento da obra de Deus naquela nação.

OBJETIVOS

GERAL:


Desenvolver atividades que contribuam no crescimento do povo caboverdiano.

ESPECIFICO:

1. Promover parceria sólida e duradoura entre a Igreja do Nazareno no Brasil e a Igreja do Nazareno em Cabo Verde no intento de ampliar o reino de Deus entre seu povo.
2. Trabalhar nas diversas áreas que auxiliam no crescimento da Igreja, como: capacitação teológica e social, evangelismo, discipulado entre outras possibilidades.
3. Contribuir para a ampliação de nossa experiência missionária através do contato com outro povo, o que nos capacitará na execução de um ministério mais atuante em mobilização e despertamento missionário da Igreja local.

ATIVIDADES PRINCIPAIS

Em parceria com a Igreja do Nazareno em Cabo Verde pretendemos promover:
1. Curso teológico para a liderança local com ênfase em Missiologia, Aconselhamento Cristão e treinamento para lideres de crianças;
2. Aulas no Seminário Teológico Nazareno em Cabo Verde;
3. Capacitação de professores evangelistas de crianças;
4. Evangelismo pessoal na capital e interior;
5. Campanha Evangelística para as crianças da comunidade;
6. Cursos intensivos em artesanato e trabalhos manuais;

MÉTODOS

1. Através do contato pessoal e circulação entre o povo, observando seus costumes e cultura poder identificar a melhor forma de atuar entre eles.
2. Familiarizar-se com o idioma crioulo.
3. Atividades nas comunidades carentes e no interior utilizando o artesanato como veículo de atração.
4. Ajudar a liderança local por meio de palestras e treinamento teológico e missiológico.
5. Ensinar técnicas de artesanato e trabalhos manuais.
6. Treinamento para a liderança de Ministério Infantil.

CRONOGRAMA

01 a 05 de Janeiro: Saída da equipe (Recife x Fortaleza x Cabo Verde)
Janeiro 2010 – Fevereiro 2011 – Execução de tarefas
01 a 05 de Fevereiro 2011 – Preparação para retorno (Cabo Verde x Fortaleza x Recife)

RECURSOS

HUMANOS:

Trajetória Cristã e Ministerial da missionária

Ivanilzes Ferreira da Silva Carnaúba, nascida em Água Preta, PE em 01 de fevereiro. Em 05 de 12 de 1989, aceita Jesus como seu Salvador, na Assembléia de Deus Jardim Paulista Baixo, em fevereiro de 1990, inicia se discipulado com o irmão Abner Apolinário, hoje Exmo.sr. Juiz de Direito da Comarca de Água Preta.
Inicia sua vida ministerial no mesmo ano evangelizando crianças na comunidade Rio Branco em Recife. Ao sentir necessidade de mais preparo para o ministério dirige-se a APEC (Aliança Pró-Evangelização de Crianças) para realizar o Curso de Treinamento para Professora Evangelista de Crianças, sendo aprovada com média global 8,9 no dia e a seguir prossegue:

• Em dezembro de 1992 conclui o curso de Evangelismo pessoal pelo ministério Benhard Johnson
• 1993 - Retorno a APEC para cursar Comunicação Visual
• Ampliando neste período de seu ministério para visitação hospitalar
• 1995 -participação no II Congresso Regional de Visitadores Hospitalares Cristãos (AEVB)
• 1995 - Início das atividades de Capelânia Hospitalar junto ao Hospital Getúlio Vargas, sendo esta a primeira equipe oficial de visitadores cristãos, tendo aí permanecido até 1999 quando a capelânia e instituída;
• Em 1999 conclui o curso Casados Para Sempre do Marriage Ministries Internacional, com o qual trabalhou até agosto de 2001 encerrando por conseqüência do falecimento de seu cônjuge.
• Em 1999 conclui o curso Vitória Cristã da Escola de Aconselhamento, promovido pelo Ministério Água da Vida, tendo sido iniciado em Agosto de 1998.
• 2000 - Maio Conclui o curso de Liderança Cristã, promovido pela Igreja do Nazareno na Tamarineira.Nesta ocasião sua membresia nesta igreja é oficializada.
• 2000 - 2002- trabalha na equipe de discipulado e recepção. (igreja local)
• 2001- Recebe sua primeira licença ministerial local como pregadora da Igreja do Nazareno na Tamarineira. Conclui o curso para formação de Alfabetizadores Voluntários. (ALFALIT–Brasil) bem como, o I Curso de Capelânia Escolar promovido pelo Seminário Presbiteriano do Norte.Conclui também o Bacharelado em Teologia no Seminário Teológico Pentecostal do Nordeste.
• 2002 - Participa do I Congresso de Superintendentes e Professores da EBD e do I Encontro para Líderes da Igreja promovido pela Igreja do Nazareno na Tamarineira.
• 2002 - Participa do Curso de Capelânia Hospitalar ministrado pelo Seminário Presbiteriano do Norte filiado a Associação Evangélica de Educação Teológica na América Latina.
• 2002 - Participa do Equipar N/NE.
• 2000 – 2004 – Contribui na administração do Seminário Nazareno-NE
• 2003 - Recebe sua primeira licença como Ministro do Evangelho na Igreja do Nazareno Distrito Nordeste Central; Participa de mais um EQUIPAR, Seminário de Liderança pelo Instituto HAGGAI e do CEPE (Curso de Estudos de Política e Estratégia realizada pela ADSG – Associação da Escola Superior de Guerra.
• 2003 – 2005 - Inicia trabalho de formação e suporte a líderes (visitação a líderes no campo, treinamento, aconselhamento em todo o Distrito Nordeste.
• 2004 - recebe sua segunda licença Ministerial Distrital como Ministro do Evangelho. Participa do IV EQUIPAR
• 2005 - Assume a superintendência do MED (Igreja Local)
• 2205 - Inicia seu período de docência, lecionando as disciplinas: Introdução à Missiologia, Missões Urbanas, Evangelismo Integral, Antigo testamento I e II, Pentateuco, Romanos, Bases Bíblica e Teológica da Família e Base Bíblica Wesleyana da Adoração.
• 2005 - Recebe seu certificado de Ordenação na Ordem de Diácono da Igreja do Nazareno, participa do Seminário Ampliando os Horizontes-Visão Global.
• Projeto MERCOSUL um projeto transcultural da missão etnia, com o objetivo de levar o evangelho a toda a América do Sul. Iniciando na cidade de Fernando de La Mora - Paraguai na Catedral de Alabanza – Pr. Bernardo Bobadilha, durante trinta dias.
• Projeto transcultural para Argentina na cidade de Puerto Esperanza durante 30 dias.
• 2006 - Projeto transcultural Argentina – realização Parceiros em Missões (30 dias)
• 2006 - Assume Missões interinamente o Ministério de Missões Internacionais na Igreja Local
• Projeto Máxima Mission, promovido pelo seminário Nazareno em Campinas durante 20 dias.
• 2007 – 2009 - É eleita para presidente da MNI onde serve ao Senhor até a presente data.
• 2007- Recebe o Grau de Bel. em Teologia com Concentração em Missiologia com aproveitamento global 9,0 pelo Seminário Teológico Pentecostal do Nordeste.
• 2008 - Cabo Verde Projeto de Férias Parceiros em Missões
• 2005 - 2009- Voluntária no Tele-Esperança do Seminário Pentecostal do Nordeste.

VIAGENS MISSIONÁRIAS NACIONAIS


• 1992 - Petrolina- AD Central 45 dias, promovendo Treinamento para Professores Evangelistas de Crianças
• 1994 - Betânia e Vertentes (interior do estado)
• 1995 - 1996 - Viagens sistemáticas ao Rio Grande do Norte-Natal, nos finais de semana e todas de cunho evangelístico
• 1997 – 1999 - Passando por cada Município de Pernambuco
• 2001- Diversas de viagens missionárias de curto prazo
• 2002 - 2004 transculturais
• 2006 - Vitória de Santo Antão e Bayeux
• 2007- Cacimba de Dentro, Vista Serrana e Patos

MATERIAIS:

Livros, Apostilas, Fantoches, Histórias Ilustradas, Material escolar e apoio didático, Kit de higiene bucal, Material para artesanato e Bíblias para adultos e crianças.

INVESTIMENTO:

ORÇAMENTO PARA 2010

Missionária: Ivanilzes Ferreira da Silva Carnaúba
Campo Missionário: Cabo Verde – África

Sustento Missionário Mensalmente Anualmente Descrição
Benefícios 500,00 6.000,00 INSS, Plano de Saúde, Seguro, etc
Salário 500,00 6.000,00 Alimentação, Higiene Pessoal,Vestuário
Retiros 100,00 1.200,00 Capacitação
Utilidades 300,00 3.600,00 Energia, Água, Telefone, Internet, etc
Lazer 100,00 1.200,00 Passeios
Dízimo 150,00   Fidelidade ao Senhor
 
Total de Sustento Missionário 1.500,00 18.000,00  
 
Despesas no Campo  
 
Viagens de Ônibus, Avião e Barco 200,00 2.400,00 Para Viagens nas Ilhas e entre as Ilhas
Professor de Kriolu 100,00 1.200,00 Aprendizagem da Língua Nacional
Aluguel de Casa 500,00 6.000,00 Despesa com Casa Alugada
Medicamentos 50,00 600,00 Vitaminas e outros
 
Total de Despesas no Campo 850,00 10.200,00  
 
Despesas no Ministério  
 
Projetos do Seminário 300,00 3.600,00 Bíblias, Livros, Cadernos e Lápis
Escola Bíblica 150,00 1.800,00 Bíblias, Discipulado, Apostilas
Material Evangelístico 100,00 1.200,00 Bíblias, Folhetos, etc.
 
Total de Despesas no Ministério 550,00 6.600,00  
 
Despesas Administrativas  
 
Cartas para os mantenedores 50,00 600,00 Despesa de Carta Internacional
Material de Escritório 50,00 600,00 Cadernos, Lápis, Cópias, etc
 
Total de despesas Administrativas 100,00 1.200,00  
 
Despesas no Ministério Social  
 
Orfanato 100,00 1.200,00 Alimentação, Roupas e Brinquedos
Escola Cristã 100,00 1.200,00 Bíblias Infantis, Brinquedos e Livros
Oficinas de Artesanato 200,00 2.400,00 Tintas, Tecidos, MDF, Colas e Vidros
 
Total de Despesas no Ministério Social 400,00 4.800,00  
 
Total de Despesas no Orçamento  
Sustento Missionário 1.500,00 18.000,00  
Despesas no Campo 850,00 10.200,00
Despesas no Ministério 550,00 6.600,00
Despesas Administrativas 100,00 1.200,00
Despesas no Ministério Social 400,00 4.800,00
Ofertas Missionárias 100,00 1.200,00
 
TOTAL 3.500,00 42.000,00  

O investimento individual desse projeto será da seguinte forma:
Passagem aérea (trecho Recife x Fortaleza – ida e volta) U$ 300,00
Passagem aérea (trecho Fortaleza x Cabo Verde) U$ 1.869,00
Taxas de embarque: U$ 330,00

PALAVRA FINAL

Tendo certeza do interesse pessoal Senhor Jesus por cada caboverdiano. Colocamos-nos a disposição d’Ele nesta tarefa de juntamente com a Igreja do Nazareno em Cabo Verde, levar a mensagem transformadora entre este povo marcado por lutas e sofrimento.
Sabemos das dificuldades e limitações que temos, mas não esquecemos que nas mãos do Senhor podemos todas as coisas. Deus tem um plano para a nação de Cabo Verde e, mesmo num curto espaço de tempo, estaremos contribuindo para o cumprimento deste plano, pois a palavra ali semeada será regada pelo Espírito Santo e produzirá muitos frutos.
Junte-se a nós nesta tarefa. Desde já agradecemos sua atenção e possível colaboração neste projeto. Aguardo em breve uma resposta.

No amor de Cristo,

Ivanilzes Ferreira Carnaúba

BRADESCO
AG. 0290-9
C/P 069028-7

 
 
Mural de Avisos Artigos Notícias Links Ofertas e Doações Galeria de Fotos Galeria de Áudios Galeria de Vídeos Voltar para o portal